Rio de Janeiro passa a contar com Observatório Social

Apoiada pela Domingues e Pinho Contadores, organização ajuda no combate à corrupção e em melhorias na gestão pública na capital fluminense. A Operação Lava Jato, da Polícia Federal, tem revelado há três anos e meio muitos casos de desvios de (...)

08/09/2017

DPC NA MÍDIA

Rio de Janeiro passa a contar com Observatório Social

Apoiada pela Domingues e Pinho Contadores, organização ajuda no combate à corrupção e em melhorias na gestão pública na capital fluminense.

A Operação Lava Jato, da Polícia Federal, tem revelado há três anos e meio muitos casos de desvios de dinheiro e altos gastos públicos, que têm causado indignação em grande parte da população do País.

Com o objetivo de auxiliar no combate à corrupção e em melhorias na gestão pública, o Observatório Social do Brasil (OSB) chega à capital fluminense com o apoio da Domingues e Pinho Contadores (DPC) e da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio). “Acreditamos que este poderá ser um diferencial para aumentar a transparência da Prefeitura do Rio de Janeiro em suas ações, especialmente no que se refere à gestão de compras de materiais e serviços”, analisa o Diretor Presidente da DPC, Manuel Domingues e Pinho.

A atuação do OSB no Rio de Janeiro será diretamente na fiscalização do poder público municipal, com monitoramento sistemático e preventivo dos processos de planejamento, contratação, execução e avaliação das políticas públicas para, assim, agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. “A implantação se faz essencial uma vez que nossa Prefeitura precisa ampliar e melhorar os serviços públicos, além de direcionar as compras de bens e serviços para apoiar as empresas aqui estabelecidas”, explica a Conselheira Benemérita da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Marta Arakaki.

Além disso, outras ações regulares do Observatório Social estarão presentes no Rio de Janeiro, como a educação fiscal com a capacitação para o controle social, o preparo do gestor público para cultura da transparência, a qualificação do micro e pequeno empresário para a participação na contratação pública e o cadastro gratuito dele para divulgação de abertura de licitações.

Seguindo a metodologia habitual da rede, a organização tem realizado todos os procedimentos necessários para integrar oficialmente ao Observatório Social do Brasil, inclusive, na comprovação de que sua atuação não é uma prática político-partidária.

Atuação do Observatório Social em todo o Brasil

Presente em mais de 100 cidades de 19 estados brasileiros, o Observatório Social é considerado um espaço democrático e apartidário, composto por entidades representativas da sociedade civil e também por milhares de voluntários de diversos setores, que acompanham licitações e pregões de compras de órgãos públicos municipais e que se mobilizam para receber – juntamente com funcionários públicos – os produtos e serviços comprados pela prefeitura.

Segundo o Observatório, estima-se que essa contribuição gerou uma economia de mais de R$ 1,5 bilhão para os cofres dos municípios onde atua nos últimos quatro anos. “Nossa missão é gerar maior consciência em cada brasileiro, mostrando que para ter retorno do dinheiro pago em tributos, é necessário que aprenda a monitorar as contas públicas de sua própria cidade”, explica o presidente da rede Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas. Confira mais detalhes na matéria de capa, na página 16, da revista Gestão Empresarial nº 34.

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista
Português

SEMINÁRIO

 

A Domingues e Pinho Contadores

convida para o seminário:

eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb:

o que muda no dia a dia das empresas

 

 

Datas:  Turma 1: 18/09/2018 (Lotada - vagas esgotadas) 

Turma 2: 25/09/2018 - 3a. feira (inscrições abertas) 

 

Horário: 8h30 às 13h

 

Local: Auditório da DPC RJ

Av. Rio Branco, 311 - 6º andar | Centro - Rio de Janeiro

 

Vagas limitadas. Garanta já a sua vaga!