Setembro Amarelo: DPC promove campanha de conscientização sobre saúde mental

Programação incluiu informação especializada e ações para engajar a equipe.

DESTAQUE

Setembro Amarelo: DPC promove campanha de conscientização sobre saúde mental


Programação incluiu informação especializada e ações para engajar a equipe


Saúde mental, respeito, autoconhecimento, empatia, equilíbrio e acolhimento. A campanha Setembro Amarelo®️ na DPC colocou em destaque, ao longo de todo o mês, a importância do autocuidado e da atenção ao outro.

Como iniciativa do programa interno DPC Saúde, uma live especial tratou de um tema difícil, mas necessário: a prevenção ao suicídio. Peças de comunicação e outras ações abordaram também o assunto. No dia 16, no Rio e em São Paulo, as equipes usaram laços e vestiram amarelo para simbolizar o engajamento com a causa.



“Agir salva vidas”


A DPC promoveu, no dia 15, uma palestra online com a médica psiquiatra Maria Benedita Reis, que propôs uma conversa aberta sobre a prevenção ao suicídio, sem preconceitos, sem mitos.

“Agir salva vidas” é o mote deste ano da campanha de conscientização da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). E foi também o tema deste evento que a DPC organizou para chamar seus colaboradores e o público em geral à reflexão.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. No Brasil, são cerca de 13 mil suicídios todos os anos. Esses números chamam a atenção para a necessidade de encarar as questões de saúde mental.

A especialista expôs o cenário epidemiológico, os principais fatores de risco e os sinais de alerta para a possibilidade de tentativa de pôr fim à vida. A depressão é a principal doença relacionada, mas ainda banalizada pela sociedade. “A depressão é uma doença que precisa ser tratada com medicação e psicoterapia”, destacou a profissional.

A médica ressaltou também a importância da prevenção e como cada um pode fazer a diferença na vida de quem passa por um momento difícil e precisa de ajuda, trazendo questões sugeridas para abordagem adequada.

Segunto Maria Benedita, diante do contato com uma pessoa que dá indicios de que pode cometer o ato, é recomedado colocar-se como alguém confiável, oferecer escuta e apoio para buscar um serviço psicológico, sem qualquer tipo de julgamento.

Todos podem agir para salvar vidas!



Setembro Amarelo®️ é uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM.

Para mais informações, acesse: www.setembroamarelo.com.



Confira a gravação da live:





Centro de Valorização da Vida


O CVV – Centro de Valorização da Vida oferece apoio emocional e apoio para prevenção do suicídio. A rede de voluntários atende gratuitamente, 24 horas todos os dias, sob total sigilo, pessoas que querem e precisam conversar.

Ligação gratuita para todo o Brasil: 188

Acesso ao site para atendimento via chat e e-mail: https://www.cvv.org.br/

Como a DPC pode ajudar sua empresa?

A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.

Assine nossa newsletter:

Se interessou?

Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

Fale com um especialista