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Soft skills e hard skills: o que são e como desenvolver essas habilidades?
Apoiar o desenvolvimento de soft e hard skills do time contribui para espaços de trabalho mais alinhados às demandas do mercado atual
No ambiente corporativo em constante transformação e muito impactado pela tecnologia, a exigência por profissionais qualificados cresce exponencialmente. As empresas buscam indivíduos capazes de entregar resultados, adaptarem-se às inovações e trabalharem de forma colaborativa. Nesse contexto, duas categorias de habilidades tornam-se fundamentais: as soft skills e as hard skills.
O que são hard skills?
São as habilidades técnicas e específicas que podem ser aprendidas, medidas e quantificadas. Essas estão mais associadas à formação acadêmica e experiência profissional, como os conhecimentos adquiridos em aulas, treinamentos ou programas de certificação, por exemplo.
Além disso, podem ser verificadas por meio de diplomas, certificações e testes, sendo parte essencial do currículo. Em muitos processos de recrutamento, são as hard skills que ajudam a "abrir portas", servindo como critério de triagem inicial.
O que são soft skills?
São as competências comportamentais e sociais mais subjetivas e complexas de quantificar. Elas dizem respeito à forma como um profissional se comunica, se relaciona com outras pessoas, trabalha em equipe, encara desafios e administra as próprias emoções. Essas habilidades vão sendo construídas ao longo da vida e são influenciadas por fatores como personalidade, valores, cultura e experiências.
Embora mais difíceis de medir, as soft skills são fundamentais para o sucesso a longo prazo. São elas que ajudam os profissionais a criar e manter boas relações no trabalho, liderar de maneira eficaz e lidar com os desafios diários.
Combinando soft e hard skills
As empresas estão cada vez mais conscientes de que profissionais completos precisam de uma combinação equilibrada de habilidades.
E, embora as hard skills sejam frequentemente o principal critério de seleção no recrutamento, com empresas priorizando candidatos que possuem qualificações e certificações específicas, estudos já comprovaram que, em muitos casos, as demissões ocorrem por questões comportamentais.
Em outras palavras, os profissionais são contratados pelo conhecimento técnico, mas acabam sendo dispensados por falta de soft skills, como comunicação eficaz, adaptabilidade e trabalho em equipe. Isso reforça a importância de desenvolver ambos os lados para garantir a construção de uma carreira sólida.
Alguém com grande expertise técnica pode ser competente em resolver problemas complexos em sua área de atuação, mas se não tiver habilidades interpessoais bem desenvolvidas, poderá enfrentar dificuldades em ambientes colaborativos ou ao gerenciar equipes. Da mesma forma, um excelente comunicador que não possui as hard skills necessárias para sua função pode encontrar obstáculos para executar tarefas que exigem conhecimento técnico específico.
As empresas que incentivam ambas as habilidades conseguem formar equipes capazes de encarar os desafios de forma mais eficiente.
Como desenvolver as habilidades do time?
É necessário construir um processo bem estruturado de aperfeiçoamento. Algumas formas de estimular o aprimoramento de competências são:
- Incentivo à graduação, pós-graduação, certificações ou cursos de extensão por meio de descontos e parcerias junto a instituições de ensino.
- Promoção de trilhas internas de capacitação profissional e pessoal.
- Estímulo ao protagonismo e ao aprendizado permanente.
- Feedback contínuo para alinhar com o profissional os pontos que precisam ser melhorados.
- Programas de mentoria e coaching para definição de metas de desenvolvimento e planejamento de evolução continuada.
Veja também: Treinamento e Desenvolvimento: como estimular equipes na implantação dessa estratégia
Empresas que investem no aprimoramento de soft e hard skills, tanto de seus colaboradores quanto de seus líderes, tendem a construir ambientes de trabalho mais produtivos, inovadores, respeitosos e alinhados às demandas do mercado.
Na Domingues e Pinho Contadores, um case de sucesso é a Academia DPC, que promove trilhas online (por meio de plataforma EAD) e treinamentos presenciais. Trata-se de um programa de educação continuada, voltado ao desenvolvimento de habilidades técnico-comportamentais das equipes.
Soluções em T&D para empresas
Além de aplicar consistentes ações internas, o time de Recursos Humanos da DPC oferece soluções personalizadas de treinamento e desenvolvimento (T&D) para empresas transformarem o potencial de seus quadros de profissionais.
Nossos especialistas de RH atuam no mapeamento de necessidades, no desenho de trilhas de conhecimento personalizadas e aplicação de programas para colaboradores e líderes, seja de forma presencial ou a distância. Se seu negócio deseja estimular hard e soft skills das equipes, entre em contato: dpc@dpc.com.br.
Como a DPC pode ajudar sua empresa?
A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar o seu negócio.
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