Tratamento da Administração Tributária – Decisão do STF referente à exclusão do ICMS na base de PIS/Cofins

ICMS que não compõe a base de cálculo das contribuições do PIS e da COFINS é o destacado nas notas fiscais. Efeitos da decisão devem se dar após 15/03/2017, ressalvadas as ações judiciais e administrativas protocoladas até tal data.

DESTAQUE

Tratamento da Administração Tributária – Decisão do STF referente à exclusão do ICMS na base de PIS/Cofins


A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou em 26/05/2021 o DESPACHO Nº 246, a fim de orientar a Administração Tributária a observar, em relação a todos os seus procedimentos, por ocasião da publicação do acórdão que julgou os Embargos Declaratórios opostos pela Fazenda Nacional no RE 574.706/PR, que:

    a) conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal, por ocasião do julgamento do Tema 69 da Repercussão Geral, "O ICMS não compõe a base de cálculo para incidência do PIS e da Cofins";

    b) os efeitos dessa decisão devem se dar após 15/03/2017, ressalvadas as ações judiciais e administrativas protocoladas até 15/03/2017;

    c) o ICMS que não compõe a base de cálculo das contribuições do PIS e da Cofins é o destacado nas notas fiscais.

Com efeito, o Parágrafo único do Art. 27 da Instrução Normativa RFB nº 1.911/2019, que determina, para fins de cumprimento das decisões judiciais transitadas em julgado que versem sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, entre outros procedimentos, que o montante a ser excluído da base de cálculo mensal das contribuições é o valor mensal do ICMS a recolher; perde a eficácia.


Suporte para seu negócio aproveitar esta oportunidade tributária


Com o suporte dos especialistas da DPC, as empresas se beneficiam da decisão, tanto nos casos em que há ação judicial em curso ou nas situações em que ainda não foram tomadas medidas nessa esfera.


  • Saiba mais: Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins: dos tribunais à restituição ou compensação de créditos
  • Como a DPC pode ajudar sua empresa?

    A Domingues e Pinho Contadores possui equipe especializada pronta para assessorar sua empresa.
    Entre em contato através do e-mail dpc@dpc.com.br.

    Assine nossa newsletter:

    Se interessou?

    Entre em contato conosco para que possamos entender seu caso e oferecer a melhor solução para você e sua empresa.

    Fale com um especialista